O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. A interação social durante a brincadeira proporciona as crianças aprender a fazer escolhas e agir com respeito ao outro.
A criança que precisa ficar em alguma instituição infantil, por um período significativo para que os pais possam trabalhar, depende de uma pessoa adulta capaz de cuidá-la e educá-la fora de seu ambiente familiar. Nesse contexto destaca-se o papel das professoras da CEI, pois elas constroem vínculos significativos com a criança, seja qual for a idade, com a base no amor, na responsabilidade, no cuidar, no brincar e no educar.
As professoras do CEI Coração Materno promovem esses momentos para as crianças através de atividades de cantos lúdicos planejados nos ambientes internos e externos. Assim, a criança pequena experimenta o mundo e desenvolve a imaginação.
O brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento das atividades lúdicas, podendo ser utilizado em diferentes contextos, tais como, no brincar espontâneo, no momento terapêutico e no pedagógico. Na brincadeira a criança representa, cria, usa o faz de conta para entender a realidade que a cerca e vive o momento.
Para que a criança sinta-se amada e tenha desejo de aprender, a equipe multidisciplinar da educação infantil é parte fundamental para conduzir e mediar o processo educativo, estimulando estimulando, brincando e desenvolvendo na criança o desejo de aprender. O profissional da educação infantil, comprometido com a sua missão de ensinar deixa suas marcas no conviver, no fazer, no conhecer e no ser.