
Está chegando! Não percam, vagas limitadas!
– Data: 19/10/2016
– Contato: (11) 5081-7420
– Local: Auditório da FAPCOM – Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação – Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo/SP
INSCRIÇÕES ABERTAS
Palestra 1 – Diferentes espaços para convivência e socialização.
1 – Apresentação (ementa):
Com o pressuposto de que para educar uma criança precisamos de toda uma aldeia, busca-se planejar, desenvolver, monitorar e avaliar programas e projetos buscando articulações entre sistemas de ensino, redes de organizações sociais e outros programas de vários setores da política pública presentes nos territórios.
Articular forças, atores, e o uso de equipamentos em cada território de atuação é a maneira moderna de esboçar a “aldeia” da educação e da proteção.
Alinhar os pressupostos e as finalidades da educação formal, informal e não formal a favor do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens é o grande desafio para os educadores nesse século.
2 – Objetivos:
Apresentar programas voltados para educação integral, refletir sobre as possibilidades de articulação em territórios de atuação.
3 – Público-alvo:
Educadores atuantes em organizações sociais no atendimento a crianças,adolescentes e jovens.
4 – Conteúdo programático:
Função Social da educação e dos educadores públicos.
Condicionantes da cultura educacional.
Pressupostos da Assistência que favorecem a educação integral.
5 – Metodologia:
Explanação apoiada em PPT/ debate/oficina reflexiva
6 – Bibliografia:
– BRAGA, Ana Lúcia et al. Educação integral: experiências que transformam: subsídios para reflexão. São Paulo: Cenpec, 2013. 189 p.
– PINTO, Camila Feldberg Macedo; ARBACHE, Nazira (Coord.). Prêmio Itaú-Unicef: caminhos e conquistas do direito à Educação Integral: 10 edições. São Paulo: Cenpec; Fundação Itaú Social; Unicef, 2013. 153 p.
– PRÊMIO Itaú-Unicef – 10ª edição: Educação Integral: Crer e Fazer: Catálogo dos projetos vencedores da 10ª edição. São Paulo: Cenpec, 2013. 46 p.
– PRÊMIO Itaú-Unicef – 10ª edição – Caderno do Avaliador. São Paulo: Cenpec, 2013. 52 p.
– LOMONACO, Beatriz; BRUNSIZIAN, Izabel. Organização da sociedade civil e escola pública: uma parceria que transforma. São Paulo: Cenpec; Fundação Itaú Social, 2015. 144 p.
– PRÊMIO Itaú-Unicef – Educação Integral: aprendizagem que transforma: Caderno do Avaliador. São Paulo: Cenpec, 2015. 40 p.
– PRÊMIO Itaú-Unicef – 11ª edição: Educação Integral: aprendizagem que transforma: Catálogo de Finalistas Nacionais. São Paulo: Cenpec, 2015. 92 p.
Realização: