O NCM é uma entidade Civil, filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviço à comunidade de forma gratuita.
O Núcleo Coração surgiu a partir do sonho do Sr. Umberto Rotondaro, presidente do Centro Espírita Irmão Itajubá, de ter uma obra social direta. A Casa Espírita, até então, se dedicava na colaboração da Casa Transitória e obras sociais de Chico Xavier, em Uberaba. Nascia assim a ideia de construir uma Creche.
Com a doação de um terreno de 2.500m², na região da Freguesia do Ó, a partir de 1978, iniciaram as obras para construção da Creche Coração Materno. Nome sugerido ao Sr. Umberto, pelo espírito Dr. Bezerra de Menezes através do médium Chico Xavier.
Devido aos trabalhos sociais realizados em anos anteriores junto à comunidade como campanhas de agasalhos e de alimentos e com o prédio da creche concluído em 1984, os trabalhadores do Centro Espírita Irmão Itajubá se mobilizaram para o acolhimento voluntário às crianças de 3 a 5 anos, de acordo com a orientação recebida da Secretaria da Família e do Bem-Estar Social.
No ano seguinte, foi firmado o convênio com matriculas de 60 crianças e constituído o quadro de funcionários conforme as normas vigentes. Atualmente são 200 crianças de 1 a 3 anos de idade, em período integral no Centro de Educação Infantil sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação.
Visando ampliar o atendimento às crianças, em 1987 foi realizada nova parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social para o serviço denominado – CCA – Centro Para Crianças e Adolescentes, hoje com 180 educandos de 06 a 14 anos.
Motivados pela demanda da população da Brasilândia, em 2008 o Núcleo Coração Materno obteve novo convenio, trata-se do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Núcleo de Convivência de Idosos (NCI), e oferece oficinas, atividades socioeducativas, passeios culturais e de lazer para 200 idosos.
Sendo mantida por meio de convênios com Prefeitura do Município de São Paulo, parcerias com Fundações, Empresas e Institutos, doações de sócios contribuintes, realização de bazares e festas.